A dimensão de visão é orientadora do programa e deve estimular o planejamento da inovação e da tecnologia como elementos transformadores da educação nos estados e municípios. Para isso, se baseia em quatro valores:
Como visão estratégica, o Programa de Inovação Educação Conectada propõe uma articulação com demais políticas públicas, como as metas do Plano Nacional de Educação. Por ele, o ensino Médio deve ter 85% de jovens matriculados em todo o país, até 2024. A tecnologia será relevante para permitir a essa faixa de estudantes maior autonomia na aprendizagem, principalmente em face à nova proposta curricular.
Outra perspectiva estratégica determina que o programa apoie o desenvolvimento das competências da Base Nacional Comum Curricular. A quinta das dez competências gerais da BNCC consiste em “utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.”
Ações de apoio do MEC nesta dimensão:
As ações devem se concentrar em orientar a construção de política integrada e articulada, com objetivos claros e de longo prazo. Deve contemplar as quatro dimensões e o planejamento de inovação e tecnologia nas ações da União, dos estados, municípios e do DF.
Plano de adoção de tecnologia na educação:
Apoio às Redes no desenvolvimento do Plano de Inovação:
Compartilhar