Portal do Governo Brasileiro
Tema

Visão

A dimensão de visão é orientadora do programa e deve estimular o planejamento da inovação e da tecnologia como elementos transformadores da educação nos estados e municípios. Para isso, se baseia em quatro valores:

 infografico 7 visao valores

Como visão estratégica, o Programa de Inovação Educação Conectada propõe uma articulação com demais políticas públicas, como as metas do Plano Nacional de Educação. Por ele, o ensino Médio deve ter 85% de jovens matriculados em todo o país, até 2024. A tecnologia será relevante para permitir a essa faixa de estudantes maior autonomia na aprendizagem, principalmente em face à nova proposta curricular. 

 infografico 8 visao metas pne

Outra perspectiva estratégica determina que o programa apoie o desenvolvimento das competências da Base Nacional Comum Curricular. A quinta das dez competências gerais da BNCC consiste em “utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano (incluindo as escolares) ao se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos e resolver problemas.”

Ações de apoio do MEC nesta dimensão:

As ações devem se concentrar em orientar a construção de política integrada e articulada, com objetivos claros e de longo prazo. Deve contemplar as quatro dimensões e o planejamento de inovação e tecnologia nas ações da União, dos estados, municípios e do DF.

Plano de adoção de tecnologia na educação:

  • Criação de instrumento on-line e metodologia para diagnóstico e planejamento das redes;
  • Criação de estratégias de monitoramento para avaliação e melhoria contínua.

Apoio às Redes no desenvolvimento do Plano de Inovação:

  • Formação dos articuladores da política;
  • Coordenação do trabalho a ser realizado pelos articuladores para apoio às redes contando com Coordenadores Estaduais e Articuladores locais.