Portal do Governo Brasileiro
Tema

Adesão

Tanto as redes de ensino públicas quanto as escolas públicas podem aderir ao Programa de Inovação Educação Conectada.

Adesão das Redes Públicas de educação básica

É disponibilizado no Sistema Integrado de Monitoramento Execução e Controle (Simec) o módulo “educação conectada para que as secretarias municipais, estaduais e distrital de educação básica façam a adesão e a seleção das escolas, indiquem um articulador do programa e elaborem os diagnósticos e planos locais de inovação.

É o levantamento que o ente faz para descobrir qual seu grau de maturidade quanto à utilização pedagógica de tecnologias em cada dimensão do programa, combinando informações das bases de dados do MEC e das respostas das escolas sobre seus diagnósticos particulares.

O diagnóstico deve ser feito no módulo “Educação Conectada” do Simec e será a base para que o ente elabore o Plano Local de Inovação, um conjunto de ações priorizadas que vão orientar a inclusão da inovação e da tecnologia na prática pedagógica das escolas de determinada rede. Os articuladores vão orientar a rede nesse processo.

No módulo “educação conectada” no Simec, o dirigente municipal ou secretário estadual de educação deve manifestar sua concordância com o Termo de Adesão ao Programa, considerando as responsabilidades previstas para cada ator participante. A adesão é voluntária, mas é condição para participar integralmente das ações.

Adesão das Escolas Públicas de educação básica

No sistema do PDDE Interativo também há um módulo “educação conectada” voltado à adesão das escolas e planejamento de suas ações. Esse módulo se comunica com o módulo “educação conectada” do Simec para saber quais redes aderiram ao programa.

As escolas selecionadas devem formalizar a adesão às ações de apoio do programa, em instrumento específico disponibilizado no Sistema PDDE Interativo. A participação é voluntária e serão abertos períodos específicos para adesão das unidades escolares que tenham sido selecionadas pelas suas redes. A adesão é condição necessária para receber o apoio técnico e financeiro do ministério no âmbito do programa.

As escolas participantes devem elaborar um diagnóstico e um plano de aplicação financeira (PAF), de acordo com metodologia e ferramenta disponibilizada pelo MEC no sistema PDDE Interativo. Elaborar o PAF também é condição necessária para receber o apoio técnico e financeiro do ministério.

É o levantamento que cada escola participante faz para descobrir o seu grau de maturidade quanto ao uso pedagógico de tecnologias em todas as dimensões. Ele deve ser respondido no módulo “Educação Conectada” no sistema PDDE Interativo.

Com essas informações, a escola pode preencher o seu Plano de Aplicação Financeira conforme necessidades de conexão e equipamentos. O valor do PAF para cada escola aparece automaticamente na tela do PDDE Interativo. Os articuladores irão orientar as escolas nesse processo.