Portal do Governo Brasileiro
Tema

Ações de apoio

O MEC oferece apoio técnico e financeiro a redes e escolas que aderirem ao programa. As ações são desenvolvidas nas quatro dimensões (visão, formação, recursos educacionais digitais e infraestrutura).

➔     Dimensão de Visão

Plano de adoção de tecnologia na educação:

  • Criação de instrumento on-line e metodologia para diagnóstico e planejamento das redes;
  • Criação de estratégias de monitoramento para avaliação e melhoria contínua.

Apoio às Redes no desenvolvimento do Plano de Inovação:

  • Formação dos articuladores da política;
  • Coordenação do trabalho a ser realizado pelos articuladores para apoio às redes contando com Coordenadores Estaduais e Articuladores locais.

 

➔     Dimensão de Formação

Formação Inicial:

Tem foco na preparação de profissionais para bons currículos de graduações e licenciaturas.

  • Disponibiliza currículos de referência para formação de professores mediados por tecnologia, alinhados com a Base Nacional Comum Curricular;
  • Articula com instituições de ensino superior para incluir o componente tecnológico na formação inicial ofertada;
  • Apoia o desenvolvimento de formação com residência pedagógica da CAPES, aliando a formação teórica à prática.

Formação Continuada:

Foco em profissionais que já atuam na educação básica.

Oferta formação a professores e gestores da educação básica, voltadas à inovação e tecnologia educacional no ambiente virtual de aprendizagem AVAMEC;

  • Disponibiliza trilhas de formação on-line, a serem criadas pelo MEC, com os materiais de formação existentes e com novos materiais alinhados à BNCC;
  • Prepara cursos específicos sobre práticas pedagógicas mediadas por tecnologia, cultura digital e outros recursos educacionais.

Formação para os Articuladores do Programa:

Foco em servidores das redes públicas de ensino indicados como articuladores municipais, estaduais e do Distrito Federal. As ações são ofertadas na modalidade de ensino a distância (EAD), por meio da Plataforma AVAMEC, realizadas por módulos de aprendizagem em meses sequenciais ou alternados.

 

➔     Dimensão de Recursos Educacionais Digitais

As ações de apoio desta dimensão focam na publicação de referenciais para o uso pedagógico da tecnologia, no apoio técnico ou financeiro às escolas e redes de educação básica para aquisição de recursos educacionais digitais ou suas licenças, e no fomento ao desenvolvimento de recursos educacionais digitais.

Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais

O conteúdo da plataforma reúne material educacional digital e de formação, desenvolvidos pelo MEC e elaborados por parceiros, com processo de curadoria e alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular. Algumas características:

  • Acesso totalmente gratuito;
  • Integração dos quatro portais de conteúdo do MEC: Portal do Professor, TV Escola, Portal Domínio Público, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e parceiros;
  • Design inovador que cria uma rede social para comunidade educativa;
  • Upload de conteúdo por professores e demais usuários com curadoria;

Programa Nacional do Livro Didático

Com a reformulação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) municípios, estados e o DF podem optar pela aquisição de livros ou recursos digitais pré-qualificados.

 

➔     Dimensão de Infraestrutura

  • Apoio técnico e financeiro para contratar conectividade nas escolas, com internet de alta velocidade nas modalidades terrestre e por satélite;
  • Apoio técnico e financeiro para implantar infraestrutura para distribuição do sinal de internet na escola;
  • Apoio técnico e financeiro para adquirir ou contratar dispositivos eletrônicos para uso pedagógico;
  • Monitoramento do desempenho da conectividade, medindo a velocidade da internet nas escolas públicas com o sistema SIMET Box;
  • Ata de registro de preços para equipamentos de infraestrutura interna;
  • Ata de registro de preços para dispositivos eletrônicos de uso pedagógico;
  • Aplicativo Educação Conectada, para a escola avaliar seu nível de maturidade em conectividade.