Portal do Governo Brasileiro
Tema

Recursos Educacionais Digitais

Por esta dimensão o MEC disponibiliza acesso a recursos educacionais digitais e incentiva a aquisição e a socialização de recursos entre as redes de ensino.

infografico 10 recursos digitais v2.png

Ações de apoio do MEC nesta dimensão:

As ações de apoio desta dimensão focam na publicação de referenciais para o uso pedagógico da tecnologia, no apoio técnico ou financeiro às escolas e redes de educação básica para aquisição de recursos educacionais digitais ou suas licenças, e no fomento ao desenvolvimento de recursos educacionais digitais.

Plataforma Integrada de Recursos Educacionais Digitais

Consiste em um espaço dinâmico, com ferramentas de buscas eficazes e de fácil manipulação, combinando um modelo de ambiente de conteúdos digitais com o de uma rede social. A plataforma é aberta e destina-se a todos e todas que se interessam pela relação entre a escola e a Cultura Digital. Por ela, professores encontram conteúdos digitais que se encaixam aos objetivos das aulas, alunos complementam os estudos com recursos digitais que lhes interessem e gestores desenvolvem, junto com o coletivo da escola, ações e projetos pedagógicos com recursos digitais importantes para o seu contexto e da comunidade escolar.

O conteúdo da plataforma reúne material educacional digital e de formação, desenvolvidos pelo MEC e elaborados por parceiros, com processo de curadoria e alinhamento com a Base Nacional Comum Curricular. Algumas características:

  • Acesso totalmente gratuito;
  • Integração dos quatro portais de conteúdo do MEC: Portal do Professor, TV Escola, Portal Domínio Público, Banco Internacional de Objetos Educacionais (BIOE) e parceiros;
  • Design inovador que cria uma rede social para comunidade educativa;
  • Upload de conteúdo por professores e demais usuários com curadoria;

Clique aqui para saber mais.

Programa Nacional do Livro Didático

Com a reformulação do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) municípios, estados e o DF podem optar pela aquisição de livros ou recursos digitais pré-qualificados.