O diagnóstico é a identificação do grau de maturidade da rede quanto ao uso pedagógico de tecnologias em cada dimensão do programa, combinando informações já existentes nas bases de dados do Ministério e as respostas das escolas a questões sobre o tema. Tanto as redes quanto as escolas devem fazer seus Diagnósticos. Nas redes, o Diagnóstico consiste em estabelecer o grau de maturidade quanto à utilização pedagógica de tecnologias em cada dimensão do programa, combinando informações já existentes nas bases de dados do Ministério e as respostas das escolas a questões sobre o tema. Para viabilizá-lo será utilizada uma ferramenta, com base na metodologia criada pelo CIEB para o Guia EduTec, que será disponibilizada nos módulos “Educação Conectada” do Simec e do PDDE Interativo. As escolas participantes deverão elaborar, além do diagnóstico, um Plano de Aplicação Financeira, de acordo com metodologia e ferramenta disponibilizada pelo MEC no sistema Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE) Interativo. A metodologia do Diagnóstico faz parte do instrumento desenvolvido para ser aplicado na rede de ensino, com base na experiência do CIEB, estabelecendo o grau de maturidade da escola quanto ao uso pedagógico de tecnologias, em cada dimensão do Programa.
É o documento que vai compilar os resultados do diagnóstico, combinado a informações já existentes nas bases de dados do Ministério sobre a escola. O Plano de Aplicação Financeira é requisito para que a escola receba apoio do MEC e deverá considerar o grau de adoção de tecnologia no uso pedagógico, dentro das quatro dimensões do Programa.
Enquanto o monitoramento não for finalizado, será possível revisá-lo e alterar suas informações. Recomenda-se a revisão criteriosa, visto que, após a finalização não há possibilidade de mudar.
Os recursos destinados deverão ser executados conforme Plano de Aplicação Financeira (PAF) elaborado no sistema. Não sendo possível comprar os itens que foram cadastrados no PAF, pode ser alterado de acordo com a realidade do programa, os motivos devem ser registrados em ATA.
Compartilhar