Portal do Governo Brasileiro
Tema

Aplicativo do MEC calcula o grau de adoção de tecnologia das escolas

O Ministério da Educação apresenta o aplicativo EDUCAÇÃO CONECTADA capaz de calcular  o grau de adoção de tecnologia de uma escola, conforme os equipamentos de infraestrutura interna e de conexão que tenha e a maneira como usa a internet.

O resultado desse cálculo pode ser usado pela escola e pelas redes de ensino para subsidiar o planejamento de ações que busquem melhorar o nível de adoção de tecnologia. Contratar serviços de internet, adquirir equipamentos para a infraestrutura interna e o usar mais intensamente os recursos educacionais digitais estão entre as possibilidades de ações fornecidas pelo MEC dentro do Programa de Inovação Educação Conectada.

O programa tem como objetivo apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade nas escolas e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na educação básica.

Convidamos você para baixar o aplicativo, calcular o nível da escola que pertence e atentar para o resultado que pode definir a escola como sendo:

  • EMERGENTE: a tecnologia é usada de maneira pontual, não há internet ou existe em ambientes limitados. Apenas gestores usam a internet para atividades administrativas e de direção (como administrar notas e matrículas). O uso é esporádico.
  • BÁSICO: a tecnologia é usada de forma limitada por professores e alunos. Gestores usam internet para processos internos e comunicação básica com a secretaria. O uso é esporádico.
  • INTERMEDIÁRIO: a tecnologia é facilitadora dos processos de ensino e gestão, permitindo acesso e produção de conteúdo, com uso frequente em sala de aula, por meio de equipamentos móveis. Professores, gestores e alunos usam de maneira frequente.
  • AVANÇADO: a tecnologia está presente no dia a dia do aluno e a internet está disponível em toda a escola, via wifi, para alunos, professores e gestores. Os recursos educacionais digitais apoiam as tomadas de decisão dos gestores, contribuindo para melhoria dos processos.

Como usar:

O aplicativo é fácil de usar, tem preenchimento simples e possui recursos explicativos..

  1. A primeira tela tem dois botões principais: o superior explica para que serve o aplicativo e o segundo leva o usuário a iniciar o preenchimento. Sugere-se ao usuário clicar no botão superior primeiro.
  2. O preenchimento (botão inferior) inicia com o app solicitando ao usuário que indique a escola para a qual se fará o cálculo, colocando o código INEP ou buscando no mapa georreferenciado.
  3. O usuário entra na tela principal do preenchimento em que contém: nome e informações da escola, perfil do usuário e quatro campos para preenchimento. Não há ordem para preenchimento, é necessário no entanto que todos estejam preenchidos que o resultado final seja gerado.

Passo a passo:

  1. Clique em “Como funciona e qual é a utilidade deste aplicativo?” para entender a ferramenta e em seguida em “iniciar preenchimento”;
  2. Informe a escola utilizando o código INEP ou buscando no mapa georreferenciado;
  3. Informe seu perfil (diretor, aluno, analista técnico, pais e familiares, rede de ensino);
  4. Clique em “Internet” e preencha o que se pede;
  5. Clique em “Equipamentos” e preencha o que se pede;
  6. Clique em “Infraestrutura de conectividade” e preencha o que se pede;
  7. Clique em “Uso de tecnologia” e preencha o que se pede;
  8. Clique em “Concluir”.
    8.1 É possível salvar o preenchimento para continuar em outro momento. Nesse caso, clique em “Salvar”.
  9. Na tela “Resultado” o usuário verá: pontuação atingida conforme o preenchimento, informe sobre o nível identificado, tabela de pontuações, saiba mais (com link para o site), exportar resultado (gera o pdf com informações sobre o preenchimento e o referido nível).

Desde já o MEC agradece a atenção dispensada, se coloca à disposição para qualquer esclarecimento e reforça convite para baixar o aplicativo EDUCAÇÃO CONECTADA.

Google Play: https://play.google.com/store?hl=pt_BR

App Store: https://www.apple.com/br/ios/app-store/

Site do programa: http://educacaoconectada.mec.gov.br/

Secretaria de Educação Básica/MEC