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Programa de Inovação Educação Conectada

O objetivo do Programa de Inovação Educação Conectada, desenvolvido pelo Ministério da Educação e parceiros, é apoiar a universalização do acesso à internet de alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica.

Nesse sentido, são algumas das ações fomentadas pelo Programa: auxiliar que o ambiente escolar esteja preparado para receber a conexão de internet; destinar aos professores a possibilidade de conhecer novos conteúdos educacionais; e proporcionar aos alunos o contato com as novas tecnologias educacionais

Efetivamente, o Programa será implementado em três fases:

  • Fase de indução (2017 a 2018): fase de construção e implantação do Programa com metas estabelecidas para alcançar o atendimento de 44,6% dos alunos da educação básica para conseguir resultado positivo a partir de elementos previamente estudados e aplicados;
  • Fase de expansão (2019 a 2021): fase de expansão do Programa e ampliação da meta para alcançar oatendimento de 85% dos alunos da educação básica. Será também a fase de avaliação dos resultados na qualidade da educação em conectividade, com base na formação, na utilização dos recursos educacionais digitais e capacidade de gestão dos recursos financeiros e dispositivos legais disponibilizados;
  • Fase de sustentabilidade (2022 a 2024): fase da integralização do Programa para o alcance da meta deatendimento de 100% dos alunos da educação básica, transformando o Programa em Política Pública de Inovação e Educação Conectada.

Para isso o Programa de Inovação Educação Conectada inspirou-se na Teoria das 4 Dimensões, desenvolvida pelo Instituto Kennisnet, organização pública holandesa, financiada pelo Ministério Holandês de Educação, Cultura e Ciência, dedicada à inovação de tecnologias da informação e comunicação (TICs) para  a educação primária, secundária e treinamento vocacional. As quatro dimensões são:

infografico 1 oprograma infografico 6 monitoramento metas indicadores

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